Por Márcia Ferreira
A prática esportiva “outdoor” vem cada vez mais ganhando adeptos nas praias do Rio de Janeiro e isto se deve ao fato de ser considerada a maneira mais simples de se realizar e principalmente prazerosa de explorar o que temos de mais valioso: a natureza.
Por alguns anos, observamos modalidades como a caminhada, corrida e Triatlon crescendo de forma acelerada em função de uma busca maior, não só pela qualidade de vida, como também participação em eventos esportivas que acontecempraticamente todo o final de semana.
No entanto, devemos ter em mente que para estrear qualquer uma das atividades em questão, passe por um médico especializado em medicina esportiva ou em fisiologia do exercício. Existem doenças silenciosas, como a hipertensão, que estão ligadas a acidentes vasculares cerebrais e a doenças coronarianas. Faça esta bateria de exames:
- Anamnese: o nome estranho se refere à entrevista com o médico, em que ele pergunta sobre seu histórico de atividades físicas, de doenças (familiar também), hábitos, lesões pré-existentes, medir pressão arterial, peso, altura…
- Ergométrico ou ergoespirométrico: são exames de esforço para medir a função cardiovascular do corredor.
- Eletrocardiograma / ecocardiograma: exames para identificar eventuais problemas de funcionamento do coração.
- Exames de sangue: de acordo com o médico desportista Aniello Montuori, toda pessoa com pressão alta deve fazer hemograma, glicose, ureia, creatinina para avaliação de possível diabetes e de função renal. Deve-se também sempre solicitar o lipidograma completo (colesterol e frações, triglicerídeos, lipídeos totais).
- Análise biomecânica: inclui o teste da pisada (com orientação sobre o tênis apropriado para você correr) e outras medidas posturais, para identificar alterações como desvios na coluna e movimento das articulações.
Parece complicado, muitos exames e testes, mas não é. Sua segurança deve estar em primeiro lugar. Queremos aumentar sua qualidade de vida, não abreviá-la.
* Márcia Ferreira é professora de educação física pós-graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em Ciência da Performance e Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho. Foi supervisora do treinamento de triathlon nos Jogos Panamericanos 2007 (RJ) e coordena a assessoria esportiva que leva o seu nome, com sede no Rio de Janeiro.
[facebook]