Norueguês Kristian Blummenfelt Vence Mundial de Iroman
O Mundial de Ironman foi muito bem representado, neste último sábado (7), pelo Norueguês Kristian Blummenfelt que venceu a competição com o tempo de 7h49m16s, dez meses após conquistar ouro em Tóquio. A prova foi realizada pela primeira vez, em St. George, Utah, nos Estados Unidos contando com a participação de 3.650 triatletas de 127 países.
Topografia marca a dificuldade do percurso
O percurso foi considerado bastante difícil em função principalmente da altimetria, tanto no ciclismo, como na corrida que, de uma certa forma, poderia não favorecer o nosso grande campeão por apresentar um biotipo mais pesado no estilo “Viking”.
Segundo o treinador o atleta largou na prova com grave resfriado
Além disso, de acordo com o seu treinador, Arild Tveiten, o atleta largou na prova muito resfriado e com uma infecção respiratória significativa. O calor e o vento também foram dominantes e exigiram o dobro de esforço de todos os atletas. Inclusive, o segundo colocado, Lionel Sanders, com o tempo final de 7h54m03s, relatou que foi a prova “mais insana” que participou.
Veterana em títulos mundiais a suíça Daniela Ryf conquistou seu 5º de Ironman
No feminino, a vitória foi para a veterana em títulos mundiais, a suíça Daniela Ryf, que conquistou seu quinto título de Ironman, fechando em 8h34m59s. A segunda colocada foi a britânica Kat Matthews, com o tempo de 8h43m49s. Vale ressaltar que esta foi a primeira vez em que um Mundial de Ironman foi realizado fora do Havaí, desde sua criação em 1978. A Pandemia do coronavírus obrigou o evento a ser adiado em 2020 e 2021.coronavírus obrigou o evento a ser adiado em 2020 e 2021.