Os africanos brilharam na estreia da temporada 2012 do Circuito da Longevidade Bradesco Seguros. Numa prova muito disputada, venceu, no pelotão masculino, o atleta queniano Stanley Koech. Ele reconheceu a qualidade técnica dos adversários e disse que a vitória não foi tranquila. “O percurso é muito rápido, plano, e precisei ficar muito atento aos outros corredores, de alto nível”, afirmou.
O segundo colocado entre os homens foi Carlos Antônio dos Santos, natural de Marília, que considerou sua coolocação um presente de aniversário para o município, que completa 83 anos no próximo dia 4. “Foi uma disputa fortíssima, estou muito feliz por subir ao pódio e ser aplaudido pelo povo da cidade.”
No feminino, a campeã também foi do Quênia: Paskalia Kipkoech. Tatiele de Carvalho foi a brasileira melhor colocada, repetindo a posição do ano passado. “A Paskalia é uma corredora de primeiríssima qualidade, foi uma prova bem difícil”, avaliou Tatiele. Cerca de mil atletas, entre corredores de elite e amadores, participaram da corrida de 6km na Avenida das Esmeraldas.
O grupo de caminhantes largou, no mesmo lugar, às 9h, com duas mil pessoas aproximadamente, para um percurso de 3km. “O percurso de Marília é um dos mais rápidos do Circuito e atrai muitos corredores. Por ser um evento de grande porte para o município, também costuma ter uma adesão muito grande de público”, disse Lauter Nogueira, coordenador técnico da prova.
Com 76 anos de idade, José Correia de Oliveira completou a corrida em pouco mais de 30 minutos. Foi homenageado no palco com um troféu. “Envelhecer sentado no sofá vendo TV não dá. Bom mesmo é correr, fazer exercício, participar de provas como esta. Eu me sinto cada vez melhor e espero correr até os 100 anos ou mais”, disse.
Entre os caminhantes, destacou-se pela longevidade Maria de Lourdes Diniz Ferraz, de 83 anos. “Acordo cedo, caminho todo dia, participo de grupos de terceira idade e cuido da minha casa. Espero que as novas gerações sigam nossos exemplos, fazer exercício dá muita disposição”, afirmou.
Toda renda obtida com as inscrições no Circuito da Longevidade é doada a uma entidade de cunho social selecionada pela prefeitura do município. Em Marília, foi beneficiado o Fundo Social de Solidariedade. Para finalizar o evento, grupos de capoeira, muay thai e taekwondo se apresentaram para o público presente.
Este é o terceiro ano que Marília integra o calendário de provas do Circuito da Longevidade, evento criado em 2007. Desde seu início, já reuniu 160 mil pessoas ao todo e, a partir de 2011, passou a contar com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério dos Esportes.
Além de Marília, o Circuito estará, este ano, em mais 13 municípios. O próximo será São José do Rio Preto, no dia 6 de maio. Mais informações:corridadalongevidade.com.br .
[facebook]