Na estreia da prova no calendário mundial, o paranaense conquistou o topo do pódio masculino. No feminino, Ariane Monticeli ficou com o vice.
Fortaleza (CE), 09/11/14
O Brasil brilhou no Ironman Brasil Fortaleza 2014, prova inaugural da etapa nordestina no calendário Ironman, realizada neste domingo na capital cearense, com largada e chegada no Marina Park Hotel. O paranaense Guilherme Manocchio venceu no masculino, concluindo os 3.8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.2 km de corrida com o tempo de 8h30min15seg. Já no feminino, a gaúcha radicada em São Paulo, Ariane Monticelli, garantiu a segunda colocação, com o tempo de 9h41min55seg, na prova vencida pela norte-americana Haley Chura, que fez o tempo de 9h09min20seg.
O evento distribuiu pontos para o ranking e prêmios em dinheiro para os mais bem colocados na Elite, masculina e feminina, além de 50 vagas para a Faixa Etária para o Mundial de Ironman 2015 em Kona, no Havaí.
Com o resultado deste domingo, o triathlon nacional foi o destaque das duas provas de Ironman realizadas no país. Em maio, no Ironman Brasil Florianópolis, o catarinense Igor Amorelli quebrou um jejum de 13 anos e garantiu o título para o país. E neste domingo Manocchio escreveu seu nome da história da competição ao vencer a edição de estreia.
A esperada dificuldade em virtude do calor e do vento de Fortaleza se confirmou neste domingo. Todos os competidores sentiram bastante e ressaltaram essas condições e o desafio de completar. Outro ponto marcante neste domingo foi a boa presença de público desde as primeiras horas da manhã, sempre incentivando os competidores, independentemente da nação. “Foi uma grande festa e Fortaleza abraçou o Ironman Brasil de forma calorosa”, destacou Carlos Galvão, diretor-geral do evento.
Na disputa do masculino, Manocchio procurou sempre estar próximo aos líderes. Quando o espanhol Eneko Llanos, um dos favoritos, assumiu a ponta no ciclismo, o brasileiro estava em seu encalço. Aos poucos, durante a corrida, Manocchio foi diminuindo a diferença de seis minutos para o líder, conseguindo ultrapassá-lo na última das três voltas do percurso de 42.2 km. A partir daí, ele precisou apenas manter o ritmo para conseguir sua primeira vitória em Ironman.
“Treino a vida toda para isso. É a realização de um sonho”, destacou o triatleta paranaense. “Foi uma das provas mais duras da minha carreira, mas toda a programação deu certo. Quando senti que ele estava diminuindo, fui para cima e conseguir vencer. É sem dúvida, o melhor resultado de minha carreira”, completou Manocchio.
O campeão ainda destacou o momento especial que a vitória aconteceu. “Minha mulher está grávida e isso me deu ainda mais motivação para conseguir um resultado positivo e homenagear minha esposa e o bebê. Não poderia ser melhor o presente”, completou.
O espanhol Eneko Llanos viu a vitória escapar nos últimos quilômetros e atribuiu ao cansaço. “Senti muito o calor. Tanto assim que tive de parar um pouco e isso facilitou para o Guilherme. Tentei buscar, mas não encontrei forças. Parabéns para ele”, declarou.
O Brasil ainda garantiu mais três atletas entre os dez primeiros: Thiago Vinhal, com o terceiro lugar, 8h52min55seg; Frank Souza, em quinto, 8h58min08seg, e o cearense Antônio Marcos de Souza, em décimo, com 9h07min42seg.
Vice na garra
O título no feminino foi para os Estados Unidos, com Haley Chura. Mas o desempenho de Ariane Monticeli foi de uma verdadeira campeã. Depois de sofrer na natação, ela entregou a bicicleta em sexto lugar. Aos poucos, a brasileira foi superando as adversárias e, mesmo com o desgaste, conseguiu segurar a segunda colocação.
“Que prova foi essa? Sofri na natação, com o calor e os ventos. Uma das mais duras que já participei. Mas estou feliz com o segundo lugar e agradecida por todo o apoio que recebi do público ao longo do percurso. Lógico que queria vencer, mas a Haley estava num grande dia. Continuo perseguindo a vitória e sei que um dia chegará”, reconheceu a triatleta, que também foi a melhor brasileira em Florianópolis.
A vice-campeã falou da boa temporada. “Foi, realmente, um grande ano. Consegui resultados expressivos e sei que tenho muita coisa a aprender, assim como tempo para isso”, finalizou.
Resultados Elite
Masculino
1 -Guilherme Valenza Manocchio (BRA) 8:30:15
2 – Eneko Llanos (ESP) 8:32:02
3 – Thiago Vinhal (BRA) 8:52:55
4 – Stefan Schmid (ALE) 8:58:08
5 – Frank Silvestrin Souza (BRA) 8:58:54
6 – Patrick Jaberg 8:59:57
7 – Ivan Risti (ITA) 9:01:26
8 – Balazs Csoke (HUN) 9:02:12
9 – Bryan Rhodes (NZL) 9:03:25
10 -Antonio Marcos De Souza (BRA) 9:07:43
Feminino
1 – Haley Chura (EUA) 9:09:21
2 – Ariane Monticeli (BRA) 9:41:56
3 – Jessie Donavan (EUA) 9:51:34
4 – Mette Moe Pettersen (NOR) 9:58:51
5 – Caroline Gregory (EUA) 10:06:48
6 – Mariana Borges De Andrade (BRA) 10:17:56
7 – Ana Lidia Borba (BRA) 10:44:30
Mais informações no site oficial: www.ironmanbrasil.com.br