Atividade Física com segurança

Por Márcia Ferreira 

A prática esportiva “outdoor” vem cada vez mais ganhando adeptos nas praias do Rio de Janeiro e isto se deve ao fato de ser considerada a maneira mais simples de se realizar e principalmente prazerosa de explorar o que temos de mais valioso: a natureza.

Por alguns anos, observamos modalidades como a caminhada, corrida e Triatlon crescendo de forma acelerada em função de uma busca maior, não só pela qualidade de vida, como também participação em eventos esportivas que acontecempraticamente todo o final de semana.

.

No entanto, devemos ter em mente que para estrear qualquer uma das atividades em questão, passe por um médico especializado em medicina esportiva ou em fisiologia do exercício. Existem doenças silenciosas, como a hipertensão, que estão ligadas a acidentes vasculares cerebrais e a doenças coronarianas. Faça esta bateria de exames:

  • Anamnese: o nome estranho se refere à entrevista com o médico, em que ele pergunta sobre seu histórico de atividades físicas, de doenças (familiar também), hábitos, lesões pré-existentes, medir pressão arterial, peso, altura…
  • Ergométrico ou ergoespirométrico: são exames de esforço para medir a função cardiovascular do corredor.
  • Eletrocardiograma / ecocardiograma: exames para identificar eventuais problemas de funcionamento do coração.
  • Exames de sangue: de acordo com o médico desportista Aniello Montuori, toda pessoa com pressão alta deve fazer hemograma, glicose, ureia, creatinina para avaliação de possível diabetes e de função renal. Deve-se também sempre solicitar o lipidograma completo (colesterol e frações, triglicerídeos, lipídeos totais).
  • Análise biomecânica: inclui o teste da pisada (com orientação sobre o tênis apropriado para você correr) e outras medidas posturais, para identificar alterações como desvios na coluna e movimento das articulações.

Parece complicado, muitos exames e testes, mas não é. Sua segurança deve estar em primeiro lugar. Queremos aumentar sua qualidade de vida, não abreviá-la.

 

* Márcia Ferreira é professora de educação física pós-graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em Ciência da Performance e Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho. Foi supervisora do treinamento de triathlon nos Jogos Panamericanos 2007 (RJ) e coordena a assessoria esportiva que leva o seu nome, com sede no Rio de Janeiro.

Share
468 ad